Por que a grama do vizinho parece sempre mais verde?
Muitos empresários, gestores, profissionais de marketing digital para escritórios de advocacia sonham em ter suas empresas prosperando, com um sucesso duradouro e sustentável.
No entanto, não basta mais uma incessante busca por excelência nos processos se não houver parâmetros e referências do que é perfeição.
Na busca para o crescimento e sucesso de um negócio, é bastante comum ver empresários terem dificuldade de elaborar formas de vencer a concorrência, de aumentar a produtividade e a eficiência dos processos.
Ou até mesmo de inovar e acompanhar as mudanças de mercado.
Uma forma bem simples de resolver esse problema é através da prática de benchmarking.
É uma técnica desenvolvida e muito utilizada por indústrias para monitorar a concorrência, c
Benchmarking é um processo de comparação de produtos, serviços e práticas empresariais, e é um importante instrumento de gestão das empresas.
O benchmarking é realizado através de pesquisas para comparar as ações de cada empresa.
O bechmarking tem o objetivo de melhorar as funções e processos de uma determinada empresa, além de ser um importante aliado para vencer a concorrência, uma vez que o benchmarking analisa as estratégias e possibilita a outra empresa criar e ter ideias novas em cima do que já é realizado.
O benchmarking consiste em aprender com outras empresas, sendo um trabalho de grande intensidade, que requer bastante tempo e disciplina.
Pode ser aplicado a qualquer processo e é relevante para qualquer organização, tendo em conta que se trata de um instrumento que vai contribuir para melhor o desempenho da empresa ou organização.
Tipos de benchmarking, SEM FRESCURAS!!
É possível identificar 4 tipos de benchmarking. O benchmarking competitivo está relacionado com os processos e gestão de empresas concorrentes.
É uma área delicada, pois empresas concorrentes defendem e escondem as práticas que as levam ao sucesso.
O benchmarking genérico
Equivale na comparação de parâmetros da funcionalidade das empresas, em aspectos como o tempo que um determinado produto demora a chegar ao cliente, desde que foi requisitado.
O benchmarking funcional
Muitas vezes comparado ao genérico porque é relativo a um processo de atuação da empresa, como a distribuição.
O benchmarking interno
É ter como referência as práticas e processos de outros setores dentro da própria empresa, e tentar apropriá-los ou melhorá-los para outros setores.
No âmbito interno, o benchmarking favorece a própria empresa, uma vez que não precisa ter custos com pesquisas externas, e é um processo mais fácil de ser executado.
E ai, gostou? Espero que tenha te ajudado, e sempre que precisa minha equipe estará pronta para te apoiar.